Noticias

Ateliê das Emoções & Associação de Solidariedade do Alto da Cova da Moura

Rita Oliveira Santos

Jovens envolvidos no projecto Ateliê das Emoções

O Centro Impacto, esteve envolvido num projeto em conjunto com a Associação de Solidariedade do Alto da Cova da Moura. Este projeto designado “Ateliê das Emoções” contou com grupos de crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos de idade, durante um período de 9 meses. Este projeto, tinha como objetivo, as crianças e jovens que dele integrassem tomarem consciência dos sentimentos e da sua expressão corporal, aprendendo estratégias de gestão emocional assim como técnicas de relaxamento. O Ateliê das Emoções permitiu um crescente ao nível do desenvolvimento pessoal, uma vez que, foram trabalhadas competências de reflexão, de gestão de conflitos, trabalho de equipa, empatia, confiança e literacia emocional, através do jogos e atividades lúdicas. 

Um dos maiores desafios neste projeto, foi a resistência sentida pelos jovens, por haver alguma dificuldade em confiar nos técnicos na área da psicologia, uma vez que, estes traziam crenças negativas acentuadas nomeadamente sobre o papel do psicólogo (por exemplo, atender apenas pessoas com patologias graves) ou sobre a sua ética relativamente ao sigilo. Apesar dessa resistência inicial, à  medida que o projeto foi decorrendo, as psicólogas foram esclarecendo estas percepções, foram-lhes dadas provas da conduta ética prevista pelos técnicos e foram criados laços emocionais, verificando-se um envolvimento maior, de mais partilha dos seus interesses e necessidades pessoais e maior respeito. 

Ao longo do projeto, fomos percebendo a importância e o impacto deste, através de uma maior procura por parte das crianças de um momento para a partilha das suas emoções e dificuldades no dia-a-dia tanto em contexto familiar como escolar. Assim, consideramos estas ferramentas necessárias para o presente dia-a-dia das crianças e jovens, assim como para as suas relações futuras.

Artigos recentes

Ver todos os artigos

Imagem de uma professora a dar aulas

Educação e Aprendizagem

Estratégias Práticas para Apoiar Alunos com PHDA na Sala de Aula

A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção com (PHDA) é uma condição bastante comum que afeta uma boa parte dos estudantes em idade escolar e carrega uma série de problemas tanto para o aluno quanto para o professor

Ler Artigo
Jovens envolvidos no projecto Ateliê das Emoções

Noticias

Ateliê das Emoções & Associação de Solidariedade do Alto da Cova da Moura

Um dos maiores desafios neste projeto, foi a resistência sentida pelos jovens, por haver alguma dificuldade em confiar nos técnicos na área da psicologia

Ler Artigo
Um aluno frustrado com as notas do exame

Parentalidade

E quando o Final do Ano Letivo não termina bem?

Alguns jovens veem o seu percurso escorregar na pauta, com classificações negativas. E há vários motivos para isso, mas não é sobre isto (desta vez) que iremos falar.

Ler Artigo