Regulamento
"ESPAÇO DE SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR"

Este documento visa apresentar algumas regras fundamentais do ESPAÇO DE SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR, quer ao nível do funcionamento, quer ao nível da qualidade.

ATENDIMENTOS

Entidade responsável pelos atendimentos

  • A entidade responsável pelos atendimentos no Espaço de Saúde Mental e Bem-Estar é o Centro Impacto – Psicologia e Desenvolvimento Infanto-juvenil (designado ao longo do documento por Centro Impacto). Para mais informações sobre o centro visite www.centroimpacto.pt .
  • O Centro Impacto tem como missão apoiar e capacitar crianças, adolescentes, adultos e as suas famílias, com o objetivo de promover o bem-estar de todos e potenciar o seu desenvolvimento, nas diferentes áreas da sua vida.
  • É liderado pela psicóloga Nathalie Marques, com cédula profissional n.14734, especialista em psicologia clínica e da saúde, título atribuído em 2019 pelas especialidades da Ordem dos Psicólogos Portugueses. 
  • Os psicólogos do Centro Impacto estão devidamente credenciados para realizar os atos psicológicos e regem-se pelas diretrizes e código deontológico da sua ordem profissional, que poderá ser consultado em www.ordemdospsicologos.pt .

Descrição do Espaço de Saúde Mental e Bem-Estar

  • O Espaço de Saúde Mental e Bem-Estar do IBERANIME consiste em atendimentos breves e gratuitos, para as pessoas presentes no evento que pretendam inscrever-se. 
  • Os atendimentos neste espaço não consistem em consultas de psicologia, não substituem um acompanhamento psicológico contínuo ou outras respostas em saúde mental, e não servem para fazer diagnósticos nem intervenção clínica formal e estruturada.
  • O papel do psicólogo será descrito neste regulamento, em ponto próprio, onde será descrito o seu papel no evento e especificamente no atendimento.
  • Os atendimentos são apenas um ponto de partida de contacto com um psicólogo, para aconselhamento e/ou orientação daqueles que fazem o pedido de apoio para a melhoria da sua saúde psicológica.
  • Esta sessão breve não serve o propósito de atender situações de crise psicológica. Em caso de urgência, contacte os serviços de emergência médica (112) ou o Aconselhamento Psicológico no SNS 24 (Deverá contatar o SNS 24 – 808242424. Depois deve selecionar a opção 4 - aconselhamento psicológico).

CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NOS ATENDIMENTOS

Inscrições

  • As inscrições são realizadas em formulário próprio criado especificamente para a iniciativa do Espaço de Saúde Mental e Bem-Estar a funcionar durante o evento IBERANIME PORTO.
  • As inscrições poderão ser realizadas online preenchendo o respetivo formulário até às 23h59 da última quarta-feira antes do evento. Posteriormente, apenas serão aceites inscrições presencialmente, no local próprio para o efeito, nos dias do evento.
  • Destina-se a pessoas presentes no evento que pretendam inscrever-se e usufruir voluntariamente desta iniciativa. 
  • O Centro Impacto reserva o direito de não atribuir ou remover uma vaga em caso de necessidade, atrasos ou imprevistos, como por exemplo, por lotação excedida, por não serem cumpridas as regras relativamente à autorização de participação de menores ou por outras consideradas relevantes. 
  • Também se reserva ao direito de atribuir prioridade a determinadas situações, de acordo com critérios previamente definidos de forma interna. 
  • Em caso de atraso superior a 5 minutos a vaga será anulada ou atribuída a outro interessado. 

Comunicações

  • As comunicações serão realizadas preferencialmente por email. O contacto por telefone será apenas utilizado como recurso alternativo, caso haja problemas com o email ou outros motivos que o justifiquem. 

Autorização para atendimento a menores

  • Caso o participante seja menor de 18 anos, é necessária a autorização escrita dos dos representantes legais
  • A autorização será apenas solicitada caso a inscrição seja selecionada para seguir para atendimento. 
  • Ao ser selecionado para o atendimento, a recolha da autorização seguirá por e-mail ou poderá ser preenchida uma ficha presencialmente pelo o encarregado de educação/adulto responsável. Nesse e-mail ou ficha será pedido o nome do encarregado de educação/adulto responsável, contacto de telemóvel, e-mail e nº de cartão do cidadão.

Proteção de dados

  • Os dados pessoais recolhidos destinam-se exclusivamente ao agendamento e realização do atendimento pelo que serão tratados em conformidade com o RGPD em vigor.

FUNCIONAMENTO DOS ATENDIMENTOS

Funcionamento

  • Consiste em atendimentos breves e gratuitos, para as pessoas presentes no evento que pretendam voluntariamente inscrever-se nesta iniciativa. 
  • Cada pessoa poderá apenas usufruir de uma única vaga durante o evento.
  • As sessões do Espaço de Saúde Mental e Bem-Estar têm a duração máxima de 20 minutos, iniciando à hora marcada. Qualquer alteração, será por decisão do psicólogo ou respetiva equipa, considerando-se que tal se justifica por motivos de força maior.
  • Para que o atendimento decorra sem atrasos, a pessoa que irá usufruir do atendimento deverá chegar 10 minutos antes do horário do atendimento para realizar o “check in” (momento de confirmação de presença). 
  • No “check in” será solicitado o nome do beneficiário do atendimento assim como um documento que comprove a sua identificação (cartão do cidadão, por exemplo).
  • Em caso de atrasos, poderá não ser possível assegurar a vaga previamente marcada e reservada.

Confidencialidade

  • A informação partilhada durante o atendimento é confidencial, de acordo com o código deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. 
  • O que significa ser confidencial? A confidencialidade é o dever do psicólogo de não divulgar qualquer informação obtida no contexto da sua atividade profissional, neste caso, nos atendimentos breves do Espaço de Saúde Mental e Bem-Estar do Iberanime, exceto em situações previstas por lei ou com consentimento informado da pessoa atendida. Ou seja, tudo o que é partilhado com o psicólogo deve ser mantido em sigilo, embora existam previstas exceções.
  • Quais são as exceções previstas relativamente à confidencialidade? 
    • Se houver risco grave para a pessoa ou para terceiros (por exemplo, situações de abuso, suicídio iminente ou violência);
    • Quando exigido por lei (como em processos judiciais ou relatórios solicitados por entidades oficiais);
    • Quando a pessoa (ou o seu representante legal, no caso de menores) autoriza, por escrito, a partilha da informação;

Proteção da Privacidade dos Participantes

  • Os atendimentos individuais não serão gravados por áudio, fotografados nem filmados.
  • Os registos durante o atendimento poderão decorrer em papel ou formato digital. Terão como objetivo registar informações para prestar o apoio necessário ao participante.
  • Outros registos, também em papel ou formato digital, poderão ser realizados na ótica de recolher temas relevantes, fazer encaminhamentos ou acompanhar eventuais situações que proporcionem essa necessidade.

Proteção da Privacidade dos Técnicos e do Atendimento

  • Os profissionais envolvidos no Espaço de Saúde Mental e Bem-Estar encontram-se em funções, devidamente habilitados, com uma postura profissional e ética. Espera-se o respeito à sua integridade e às suas orientações, enquanto responsáveis pelo momento do atendimento individual.
  • Não são autorizadas gravações e registos fotográficos, por qualquer meio, dos atendimentos, dos profissionais, dos materiais presentes no espaço ou de qualquer outro ponto que exponha a privacidade, por parte dos participantes ou qualquer outra entidade. 

DESMARCAÇÃO DO ATENDIMENTO AGENDADO

Caso não seja possível comparecer, solicitamos um aviso prévio, com a maior antecedência possível, para que o horário possa ser disponibilizado a outro participante interessado em usufruir do atendimento. Essa informação deverá ser enviada para geral@centroimpacto.pt.

PAPEL DOS PSICÓLOGOS NO ESPAÇO DE SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR

Todos os psicólogos envolvidos nos atendimentos são membros inscritos na ordem dos psicólogos portugueses, com cédula atribuída e regidos pelo Código Deontológico da sua classe profissional.

O papel do psicólogo num evento de grande afluência deve ser bem definido para evitar incongruências ou mal-entendidos. Por isso, esclarecemos abaixo o que é pretendido destes profissionais de saúde psicológica. 

Qual o papel do psicólogo no evento?

  • Promoção de literacia em saúde mental e bem-estar emocional.
  • Contribuição para a redução do estigma associado à procura de ajuda em saúde psicológica.
  • Facilitação do acesso da escuta e feedback qualificado, especialmente para quem possa nunca ter tido acesso a essa oportunidade.
  • Proporcionar a possibilidade de dar o primeiro passo para pedir ajuda, de forma adequada e humanizada.
  • Acolher com empatia e respeito: O psicólogo oferece um espaço de escuta ativa, onde a pessoa se sente ouvida, compreendida e validada, que num momento de sobrecarga emocional, poderá desencadear um processo de cuidado da sua saúde mental.
  • Avaliar melhor o motivo do pedido de participação no atendimento: O psicólogo perceber melhor o que está na base da procura e com esta leitura ajudar a orientar a resposta.
  • Promover reflexão e alívio emocional: Não é possível fazer intervenção profunda, mas é possível normalizar emoções, esclarecer dúvidas, redirecionar pensamentos, oferecer contenção emocional.
  • Fornecer orientação e encaminhamento: Proporcionar soluções adequadas e credenciadas que providenciem encaminhamento do “caso” sempre que o técnico considerar necessário. O objetivo não é resolver o problema no momento, mas sim ajudar a pessoa a encontrar o próximo passo possível (Sugerir procurar apoio psicológico regular; Fornecer contactos úteis ou recursos disponíveis; Alertar para sinais de risco, se forem identificados).